sexta-feira, 24 de julho de 2015

Pão Caseiro | Vamos para a cozinha?

Olá meninas,como estão?
Hoje aqui teve algo que deixou a casa com aroma de casa de vó,pão caseiro!
Acho a massa leve e bem fácil de fazer,vamos lá?
Você vai precisar de :
  • 7 xícaras (chá) de farinha de trigo(Aproximadamente)
  • 1 1/2 xícara(chá) de água morna
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 colheres(sopa) de açúcar
  • 1 colher(chá) de sal (eu sempre coloco menos)
  • 1 sachê de fermento biológico seco ou 30g de fermento biológico fresco (Sempre usei o fresco,porém estraga super rápido e eu não faço pão odos os dias,porque né,iria explodir de gorda)


Começando a receita:
Em uma tigela misture o açúcar,2 colheres(sopa) de farinha de trigo,1/2 xícara(chá) dá água morna e o fermento,misture tudo,cubra com um pano e deixe descansar por pelo menos 10 minutos.Essa primeira parte é chamada de esponja.
Depois é só acrescentar à essa esponja a água,o óleo e o sal e aos poucos ir colocando a farinha e mãos na massa.Coloque farinha e sove a massa até desgrudar das mãos.
Cubra com um pano úmido e deixe crescer,quanto mais quente estiver o dia,mais a massa vai crescer.Mas se estiver um dia frio não deixe de fazer o pão,prepare a massa e coloque para crescer no microondas,coloque por 10 ou 15 minutos em potência baixa.Ou então aqueça o forno,desligue e coloque a massa para crescer lá dentro.
Modele os pães e asse em forma untada,forno pré aquecido (180º) por cerca de 20 minutos ou até que os pães estejam assados! 
Essa massa pode ser recheada tanto doce quanto salgada.Ah,pode fazer esfirra também!
Cuidado,o aroma de pães fresquinhos atraem os vizinhos!
Tenham todas um ótimo final de semana!(Aqui,pelo jeito frio e chuvoso.)

Beijos!

2 comentários:

  1. Re, parece uma delícia esse pão.
    Eu não sou muito de cozinhar, mas vou tentar fazer esse, por que amoooo pão rs.

    Beijos,
    blogbycarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hummm que delicia!
    Amo pão caseiro, nunca fiz mas sempre roubava da vizinha hauhauhuha, mas eu podia pq era minha madrinha rs


    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir

Gostou?Deixe aqui seu comentário,ele é muito importante para mim!