sexta-feira, 31 de julho de 2015

A Síndrome dos Ovários Policísticos e eu - II | Saúde

Olá meninas,tudo bem?
Na primeira parte desse assunto falei um pouco da síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou síndrome dos ovários micropolicísticos (SOMP),agora vou lhes contar a minha saga por tratamento...
Eu nunca tive um ciclo regular na minha vida,nunquinha.Eu tinha cólica,inchaço mas a bendita nunca vinha.E confesso que nunca me importei.
Aos 17,18 anos passei na médica que sempre foi TOP aqui na cidade...ela constatou ovários micropolicísticos e me receitou um anticoncepcional para 'tratar'.Gente,por mim estava bom,ela era uma referência em ginecologia.Eu sempre me consultei com ela,até que falei que quando parava o anticoncepcional,a bendita não vinha,ela pediu uns exames ,acho que na época foi de prolactina,como não deu nada ela simplesmente disse que não sabia o que eu tinha e falou que quando eu quisesse engravidar ela receitaria indutor de ovulação.
Continuei tomando o anticoncepcional receitado.Anos se passaram,me casei e encontrei no Facebook alguns grupos referentes à SOP e vi que a coisa era bem mais complexa.
Agendei consulta com uma médica numa clínica do convênio e fui!Não fui com as fuça da médica,mas já estava lá.Falei dos ovários policísticos,ela pediu os exames preventivos e disse que quando eu retornasse,pediria hormonais,para isso eu deveria fazer uma pausa no anticoncepcional.Fiz os exames,fiz a pausa e voltei lá e o diálogo foi:
- Está tudo normal,só alguns micropolicistos,mas é pouco.Você quer engravidar agora?
- Não doutora,mas quero tratar a SOP.Estou engordando cerca de 700gr por semana,pele oleosa e queda de cabelo.
- Isso não tem nada relacionado à SOP,se você acha que está engordando procure um endocrinologista e um dermatologista para a pele e cabelos.Volte a tomar o anticoncepcional.
- Não farei exames hormonais?
- Não precisa.Quando quiser engravidar,retorne para eu receitar ácido fólico.
Oi?Como Assim?Saí de lá passada à vapor.Como uma médica pouco se importa com a saúde da paciente, gente?
Passei muito tempo tentando encontrar uma médica descente.Até que,vendo o livreto do convênio vi lá: Dr Rute e o endereço era o mesmo que o marido passa numa outra médica,ou seja,mesma clínica.Marquei e lá fui eu,sem expectativa alguma...
Amor à primeira consulta!!!Expliquei tudinho.Como eu já havia feito os exames,ela me solicitou um exame hormonal para aproveitar que estava sem anticoncepcional e receitou outro ,só pelo simples motivo que desde os 18 anos eu tomava o medicamento errado (que bom né?!),eu não sabia que havia determinado anticoncepcional para tratar SOP.
Pediu para que eu procurasse um endocrinologista,pois em casos de SOP,é necessário (aconselhável)o acompanhamento de um.
Fiz os exames hormonais e comecei o anticoncepcional novo.Os resultados deram 'quase'  normais,se não fosse a progesterona super baixa.
Quando retornei ,dia 05 de novembro do ano passado,eu já estava tomando outro medicamento(essa parte eu conto num post sobre minhas consultas com os endocrinologistas...rsrsrs) para tratar a SOP,juntamente com o anticoncepcional,a Dr Rute me deu o pedido de ultrassonografia para fazer em janeiro.Fiz em fevereiro,e surpresa: nada de ovários policísticos!!!(Posso ouvir um gloria a Deus?!).

Fiquei muito feliz por ter encontrado uma médica disposta a tratar a SOP.
Agora,dia 19 de agosto tenho consulta para levar os resultados dos exames preventivos,pelo que vi está tudo ok!
Meninas,pelo que ouço e leio por ai,está cada vez mais complicado encontrar um ginecologista que preste,e olha que tenho convênio viu?Aqui nessa cidade,pelo que sei, difícil é passar numa consulta pelo SUS,segundo informações,uma enfermeira colhe o papanicolau(que tem outro nome ,mas eu não lembro qual),a enfermagem mesmo vê o resultado e só marca consulta se der algum tipo de alteração.Absurdo não é mesmo?!Mas enfim,oremos para que todas as que precisam de um bom médico o encontre!

Beijos meninas,tenham um ótimo final de semana!
Ah,e só para constar eu coloquei aparelho ortodôntico terça-feira e estou me lascando,detalhe:quarta fui à uma churrascaria.


5 comentários:

  1. Re, como esses médicos podem nos fazer mal sendo negligentes né. Que bom que vc encontrou uma médica que goste (agarre e não largue nunca mais essa pessoa rs). É muito dificil achar um médico bom. Uma profissão tão maravilhosa devia ser mais respeitada pelos próprios profissionais.
    Fico muito feliz que vc tenha se curado desse problema e com certeza a médica fez toda a diferença.

    Beijos linda,
    Blog by Carina
    Instagran
    Fanpage
    Google+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,a negligência médica está por todos os lados,dá até medo!
      E olha,cada médico que vou,é uma história para contar!rs

      Beijos!

      Excluir
  2. Nada melhor que um médico competente para nos ajudar, que bom que você esta bem!

    Beijo
    http://casarsemdesleixar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Re que delícia que vc voltou!
    Estou na correria e vc sabe como é? Nem sempre dá para fazer uma visitinhas as amigas blogueiras. Bem, eu tbm tive esse SOP e era poucos, na época o minha ginicologista passou um anticoncepcional que iria tratar. Depois que tive trombose e ñ poderia mais tomar esses medicamentos. mas graças a Deus não tenho mais, pelo menos no último exame ñ acusou nada!
    Estou feliz de reve-la por aquia na blogosfera novamente. Espero poder estar sempre por aqui!

    Bjs
    nandinhah-tinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou?Deixe aqui seu comentário,ele é muito importante para mim!